Daniel Tércio (mediador), Tiago Porteiro, Nicolle Vieira, Priscilla Vilas Boas, Luiz Eduardo Cotrim (esq. para dir.)
O Núcleo de Investigação Estética Dança e Vídeo Dança na Manga, representado por Priscilla Vilas Boas e Luiz Eduardo Cotrim, participou no início de novembro do Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança (SIDD), na Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa – Portugal.
Com o objetivo de refletir sobre a dança e suas práticas em projetos educativos escolares e não escolares, em distintos contextos, assim como repensar a herança cultural de diversas formas de dança, o Seminário foi composto por Painéis de Debate/Mesas redondas temáticas e entrevistas; Comunicações científicas e vivenciais/Testemunhos; Painel expositor de ideias; Mostra de Posters e/ou vídeos; Workshops; Espetáculo/Mostras e trabalhos seguidos de debate.
O Núcleo Na Manga apresentou o trabalho intitulado “Um olhar para a Dança”. O vídeo é uma documentação de um processo de iniciação à dança que vem acontecendo desde o início do ano de 2011 com uma turma do curso optativo de dança da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo.
O trabalho é dirigido sob a hipótese de que à medida que o professor-artista de dança é um criador e instiga a observação, escuta o desejo de criação em seus alunos, tem a possibilidade de promover a ampliação do repertório de movimentos de um indivíduo, bem como atentá-lo para a permeabilidade de seu corpo em relação ao mundo, ao outro e às sensações que o atravessam.
O Seminário foi uma iniciativa conjunta da Universidade Técnica de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana (UTL-FMH), do Instituto de Etnomusicologia-Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD pólo FMH) e do Centro de Estudos de Artes Performativas (CEAP) da FMH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário